18 outubro 2011

DarknessSounds #03 presents: Stefani Joanne Angelina Germanotta AKA “LADY GAGA”


"Put your Paws Up, Little Monsters"






Stefani Joanne Angelina Germanotta (Nova Iorque, 28 de março de 1986), mais conhecida pelo nome artístico Lady Gaga, é uma cantora,compositora e produtora musical dos Estados Unidos, considerada uma das 25 pessoas mais influentes e uma das 5 pessoas mais bem remuneradas do mundo

Lady Gaga é inspirada por artistas e grupos de glam rock como David Bowie e Queen, além de cantores de música pop como Cher, Cyndi Lauper, Elton John, Madonna, Grace Jones e Michael Jackson. Ela também declarou que a moda é uma fonte de inspiração para a sua composição e apresentações.

Foi listada como a 73ª Artista da Década 2000—10 pela Billboard. Em maio de 2010, a revista Time incluiu-a na sua lista anual das 100 pessoas mais influentes do ano no mundo, a Time 100. Com dados de 2011, ela já vendeu 24,1 milhões de álbuns (The Fame - 13 milhões; The Fame Monster - 6,3 milhões; The Remix - 800 mil; Born This Way - 4 milhões) e 51 milhões de singles mundialmente.
A Forbes colocou-a na quarta posição na sua lista das 100 Mais Poderosas e Influentes celebridades no mundo. Mais tarde a Forbes colocou Gaga no número sete em sua lista anual das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo. Gaga foi eleita a artista do ano pelas boas vendas de The Fame e The Fame Monster,  a The Monster Ball Tour foi eleita a quarta maior turnê de 2010, com público total de 1,3 milhão.


 Em 2008, Gaga mudou-se para Los Angeles, trabalhando perto de sua gravadora para finalizar o seu álbum de estreia, The Fame.  Ela combinou diferentes gêneros no álbum, desde a bateria dos Def Leppard até bateria de heavy metal em faixas urbanas"
Lança The Fame Monster, um extended play de oito canções que retratavam o lado sombrio da fama, experimentado por ela no percurso de 2008-09, enquanto viajava pelo mundo e são expressas através de uma metáfora de monstros. A sua segunda turnê, a The Monster Ball Tour, foi anunciada em apoio a ele e começou em novembro de 2009.
Em outubro de 2010, a cantora tornou-se a primeira artista a obter mais de um bilhão de visualizações de seus vídeos no Youtube. O segundo studio album de Gaga foi lançado em 23 de Maio de 2011, Born This Way:
 "a marriage of electronic music with major [...] metal or rock 'n' roll, pop, anthemic style melodies with really sledge-hammering dance beats" and referred to as an album "about what what keeps us up at night and what makes us afraid"



  Geralmente refere aos seus fãs como "little monsters" e fez uma tatuagem com esta inscrição em homenagem. Fez outras seis conhecidas tatuagens, dentre elas um símbolo da paz, que foi inspirado em John Lennon, que ela disse ser o seu herói, e uma inscrição ondulada em alemão no seu braço esquerdo que cita o poeta Rainer Maria Rilke, seu filósofo favorito, comentando que a sua "filosofia de solidão" falava com ela.

“Prüfen Sie, ob er in der tiefsten Stelle Ihres
Herzens seine Wurzeln ausstreckt, gestehenSie sich ein, ob Sie sterben müßten, wenn es Ihnenversagt würde zu schreiben. Muss ich schreiben?”
 Rainer Maria Rilke

"Confess to yourself in the deepest hour of the night whether you would have to die if you were forbidden to write. Dig deep into your heart, where the answer spreads its roots in your being, and ask yourself solemnly, Must I write?"
Rainer Maria Rilke
https://blogger.googleusercontent.com/tracker/12436106-1933344536069626464?l=odinon.blogspot.com



Gaga atribui muito pelo seu sucesso inicial como uma artista popular aos seus fãs gays e é considerada um ícone gay ascendente. Depois que The Fame foi lançado, ela revelou que a canção "Poker Face" é sobre a sua bissexualidade.

 Em setembro de 2010, falou em uma reunião em favor de repelir a política militar dos Estados Unidos, "Don't ask, don't tell", que proíbe lésbicas, gays e pessoas bissexuais de servirem no exercito estando fora do armário, e lançou um vídeo estimulando os seus fãs a contactarem os seus senadores em apoio a impedir a política.


O sucesso representado por Lady Gaga levou a prestigiada Universidade da Carolina do Sul a idealizar um curso com o título de "Lady Gaga e a Sociologia da Fama". O programa tenta explicar a crescente popularidade global da artista. Além disto, o curso, organizado pelo professor Deflem Mathieu, pretende revelar algumas das dimensões sociológicas relevantes na fama que a cantora alcançou.
Em 2010, Lady Gaga posou para a capa da revista Q, cobrindo os seios com apenas uma das mãos e fazendo topless. Por conta disso, a publicação mensal da revista foi retirada das bancas e livrarias dos Estados Unidos sendo considerada ofensiva.
A cantora também foi alvo de noticiários ao vestir-se com um vestido feito de carne crua, durante a premiação dos MTV Video Music Awards. Comentando:
 "If we don't stand up for what we believe in and if we don't fight for our rights, pretty soon we're going to have as much rights as the meat on our own bones."



Haus of Gaga
O Haus of Gaga é a equipa criativa pessoal da cantora pop Lady Gaga, que é responsável por grande parte de seu estilo distinto. O Haus of Gaga cria a maioria das roupas, adereços, cenários e maquilhagem para performances ao vivo de Gaga e outras representações visuais de sua obra, bem como peças individuais que representam artisticamente o estilo e temas enfatizados por Gaga. Estas criações são reunidas em combinação com outras criações e sompara criar uma colecção completa de vídeos musicais e outras aparições.
Algumas das mais famosas peças da Haus é o "Disco Stick" (uma vara longa com uma cúpula acrílica que emite luz) e "Óculos de LCD do iPod" (um par de óculos com duas telas do iPod Classic em vez de lentes).
Em entrevistas e através de sua arte, Lady Gaga revelou o seu respeito pelo trabalho do artista pop Andy Warhol, especificamente por sua capacidade de elevar a arte pop. Warhol disse que "arte deve ser significativa, da maneira mais superficial", GaGa explicou em uma entrevista.
“Ele era capaz de fazer arte comercial, que foi levada a sério como arte ... que é o que eu também estou a fazer .”
Gaga usa o Haus para imitar seu ídolo, que tinha um famoso estúdio na Cidade de Nova Iorque, The Factory. "Nesta industria, você terá um monte de estilistas e produtores atirando se  a si, mas esta é a minha própria equipa criativa, com base no Factory de Warhol [...] Como eu faço música e performances que são instigantes, frescas e futurísticas? Nós decidimos o que é bom, e se as ideias são poderosas o suficiente, podemos convencer o mundo que é óptimo."

Official Videoclips:










Dados retirados de sites de internet, não detenho direitos copyright de nenhum material aqui exposto.

Sem comentários: