Via JN
Insatisfação sexual preocupante nos universitários
2010-09-11
JESUS ZING
O director-geral de Saúde afirmou ontem, sexta-feira, na Universidade de Aveiro, que o cenário de insatisfação sexual entre a população universitária "é preocupante".
Francisco George, participante num seminário sobre educação sexual, promovido pela Associação para o Planeamento da Família em parceria com a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clinica, considerou que os resultados de um estudo exploratório realizado entre a população universitária aveirense - em que 40% dos inquiridos assinalam dificuldades sexuais - são "preocupantes". Na sua opinião, a educação sexual "é uma área onde não podemos fazer intervenções negativas".
Segundo o estudo da equipa de Pedro Nobre, docente da Universidade de Aveiro (UA) e presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, ontem revelado por Liliana Sousa, pró-reitora da UA, 21% dos inquiridos tem duvidas sobre as suas competências sexuais e cinco por cento não têm confiança em si enquanto parceiro sexual. Quase 40% dos inquiridos referiram dificuldades sexuais, tais como ejaculação precoce, desejo sexual hipoactivo, disfunção eréctil ou perturbações de orgasmo, no caso dos homens e, nas mulheres, perturbações da excitação. 13% dos homens declararam-se, por outro lado, insatisfeitos com a vida sexual, percentagem que nas mulheres é apenas de sete por cento.
Felix Lopez, da Universidade de Salamanca, que falou sobre a educação sexual e a educação emocional e afectiva, a actividade sexual entre os jovens é um direito reconhecido que não deve ser associado a tempos de loucura.
"A sexualidade furtiva e a baixa qualidade amorosa será sempre uma actividade de risco", disse Felix Lopez, para quem estamos numa sociedade que permite a actividade sexual, mas não a aceita. "Os adolescentes não têm uma informação sexual adequada legitimada", sublinhou.
1 comentário:
eu qd vi isso no jornal pensei msm em publicar aqui, mas depois pensei... na... não vou dar más noticias a ninguem... lol
Enviar um comentário