02 fevereiro 2011

'Vocazione di una puttana'

'Vocazione di una puttana'
produção da Compagnia delle Formiche coop. r.l. e do Teatro dei Borgia

texto de Natalia Capra
actriz Annika Strohm 
direcção de Gianpiero Borgia
cenografia por Alvisi Kirimoto

A peça 'Vocazione di una puttana' lida com leveza e elegância o tema que nos toca a todos mas particularmente a nós artistas, o constante surgimento e desaparecimento de vocação.
Os paradoxos que compõem este retracto teatral são o da vocação em questão, que seja a de uma prostituta e que esta é encarnada de uma angélica actriz norueguesa, do teatro dramático.



"Sinopse: Uma prostituta de alta classe apaixona-se. Começando assim uma dupla vida de compromisso com sérias repercussões no seu trabalho. Recebe o encargo de seduzir um conhecido politico a fim de provocar um escândalo sexual de forma a arruinar-lhe a carreira. São estes os evento que geram a crise da sua longa e afortunada história. 
A senhora, redescobrindo o seu desejo por uma vida privada e sendo que pela primeira vez é 'corrompida pela compaixão', não chega a levar ao fim o encargo que havia recebido, contrário aos conselhos de seu patrono decide, sem arrependimentos, de abandonar a sua profissão para se casar com o noivo. No dia de seu casamento, encontra porém o politico de deveria ter seduzido e enquanto o seu marido espera-a para a sua noite de núpcias, ela decide de levar avante o encargo de sedução. É esta a história da crise de uma vocação." Traduzido do texto de Natalia Capra








A representação do lugar interior de uma prostituta em crise de identidade e duvidas sobre o seu próprio futuro é o cerne da peça. Mas o Coração surreal e ampliado que chega a confundir e a transformar-se na representação do 'lugar de trabalho' na sua mente confusa : o coração e a vagina representados por um único objecto em cena, que acolhe o pensamento e tormentos das decisões da protagonista. Macio ou suave, e cheio de veias, palpitantes e salientes, sanguíneo e não redimido é, o coração, o lugar ideal para a personagem reencontrar-se a si e à sua vocação.








Sem comentários: